sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sexta-Feira 13

Hoje lembramos de um assunto que já devia ter sido postado aqui no dia 30 de outubro (Dia das Bruxas)- As superstições em torno do gato preto

Photobucket

Photobucket
Bastet, óleo sobre tela -  Gomes, Marcos



No antigo Egito, Bastet, a deusa da fertilidade e protetora das mulheres grávidas era representada por uma gata preta. Em honra a esta deusa, os egípcios mantinham gatos pretos em suas casas, idolatravam-os e até mumificavam-os (honra esta concedida apenas aos faraós).


Já na idade média a história dos bichanos mudou: época marcada por bruxas, pestes e pragas, a imagem do gato preto foi associada às trevas. O gato era considerado animal vadio, que vivia pelas ruas com pobres e mendigos. Como o preto era considerada a cor do mal (oposto do branco que simboliza a paz), o coitado era confundido até com o próprio demônio. E isso sem contar seu olhinhos que brilham no escuro!
A partir daí a ligação do gato preto com rituais pagãos e magia negra foi crescendo cada vez mais.

Séculos passaram mas infelizmente ainda tem gente que parece viver na idade média, e ainda acredita que gato preto dá azar. Outros acreditam que dá sorte. Tem gente até que acredita que traz sorte e azar, dependendo do sentido com que se cruza com um deles: da direita para esquerda ou da esquerda para direita!


Não importa a cor, maltratar qualquer animal é crime! E dá cadeia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário